Atualmente notou-se aumento na produção de cosméticos artesanais, assim como a comercialização dos mesmos. Feiras livres e vendas online são os principais meios de distribuição desse tipo de produto. Além disso, os cosméticos do-it-yourself (faça você mesmo) também estão em crescimento e movimentam uma vasta comunidade na internet, onde pessoas compartilham suas experiências e receitas de produtos caseiros para cuidado pessoal, utilizando muitas vezes alimentos, como vinagre de maçã e mel. Normalmente, as pessoas que compram esse tipo de produto pensam que cosméticos artesanais são mais naturais e não possuem substâncias químicas “tóxicas”. Nesse artigo irei falar sobre a situação dos cosméticos artesanais e aspectos regulatórios no Portugal e EU.
Com a formulação cosmética você já está pronto para realizar o desenvolvimento de um protótipo.
Dessa forma, você pode avaliar se a formulação estipulada atende às suas necessidades. Por exemplo, por meio do protótipo você avalia os aspectos físicos de seu produto, como textura, odor, aparência, entre outros fatores que influenciam na aceitabilidade de seu cosmético.
Além disso, é possível verificar se há a contaminação de seu cosmético devido a algum meio de produção que você utiliza, ou por meio de algum ingrediente que foi mal utilizado.